Sobre
Título
Centrais sindicais e movimentos sociais nas manifestações de junho de 2013
Resumo
Inaugurando a coleção Lutas do Proletariado Brasileiro, este trabalho de Carlos Rogério de Carvalho Nunes é dedicado a investigar e identificar a inserção do movimento sindical brasileiro no movimento social ocorrido nos meses de junho e julho do ano de 2013, nas principais cidades do Brasil, e denominado Jornadas de Junho de 2013.
O objetivo principal é constatar se as centrais sindicais, que representam os interesses dos trabalhadores, estavam defendendo-os, ao colocarem em pauta direitos mais amplos e se favoreciam propostas que dialogam com os direitos da cidadania e demais direitos sociais. Os movimentos sociais, espontaneamente ou não, ocuparam esses espaços de mobilizações e lutas tão característicos dos sindicatos e centrais sindicais de defesa dos direitos sociais, principalmente urbanos?
Outra indagação que este trabalho procura responder é por que, naquelas manifestações, havia repulsa às organizações de trabalhadores, estudantes, movimentos comunitários, enfim, das organizações populares que historicamente defenderam os direitos do povo brasileiro?
Ao oferecer caminhos para as respostas destas questões, o autor busca jogar luzes sobre os limites e as possibilidades do sindicalismo brasileiro, via Centrais Sindicais, de conduzirem as lutas mais gerais dos trabalhadores brasileiros na contemporaneidade.
Tipo
Autoria / participantes
Organização/Produção
Ano
2021