Sobre
Título
As versões cinematográficas de Junho de 2013
Resumo
O brasileiro ainda se vê como um animal cordial? Como a cultura brasileira construiu consensos sociais e políticos ao longo de sua história? E como as "jornadas de junho" colocaram em xeque o mito de que somos um "país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza"?
Essas e outras questões estão presentes nesse segundo volume da coleção Brasil Contemporâneo 2002 a 2020. O livro é resultado da parceria do historiador Fábio Monteiro e do cientista social Danilo Cursino que, através do canal Vestibular em Cena, debateram esses temas ao longo de uma série com mais de dez horas de duração.
O livro "As versões cinematográficas de Junho de 2013" dialoga com as obras mais relevantes da historiografia e do Cinema contemporâneos a fim de traduzir as suas principais contribuições conceituais, além de oferecer um balanço crítico. Motivados pelo embalo de uma boa conversa e revelando a conectividade de suas referências teóricas, os autores
analisam os filmes "Junho", de João Wainer, "Democracia em vertigem", de Petra Costa e "O mês que não terminou", de Raul Mourão e Francisco Bosco para que vocês, leitores e leitoras, conheçam um pouco mais sobre a história recente de nosso país e que cada vez mais despertem o desejo pelo conhecimento.
Tipo
Estado (UF)
Autoria / participantes
Ano
2022